Os benefícios do Cravo-da-Índia

Aproveite as vantagens desse estimulante sexual, analgésico, protetor do estômago e antioxidante. Como enfeite ou inovando o sabor de doces, o Cravo-da-Índia ( Syzigium aromaticum ), é um velho conhecido de quem se arrisca na cozinha. O alimento também adiciona gosto característico aos pratos, alem de benefícios variados para o corpo, cono a proteção para o estômago, o controle da diarreia e o auxílio na digestão.

O cravo aquece o organismo, provoca sudorese, tira o mau hálito, melhora a digestão e a circulação do sangue.
É um poderoso bactericida e fungicida. Uma curiosidade sobre este condimento, é sua atuação como estimulante em casos de perda de libido e impotência sexual.
O óleo extraído de cravo da Índia atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.
Com relação ao emagrecimento, o cravo também pode trazer benefícios, pois ajuda a acelerar o metabolismo aumentando a produção de saliva e líquidos que ajudam na metabolização da digestão e queimando gorduras no processo.

Outro forma interessante de usar o cravo da índia é cheirando ou mastigando ele quando sentir aquela fome ou vontade incontrolável de comer algum doce. Ele reduz essa vontade compulsiva ajudando você a não se sentir culpado depois por comer besteira.
fbf3baf40ea62327e691e632a21a233d


Outras propriedades medicinais do Cravo, são encontrados nos óleos essenciais dele extraídos. A ação analgésica é uma vantagem que merece ser destacada, e pode ser utilizada contra cáries dentárias. Já a propriedade antisséptica é indicada para aftas e feridas infectadas. O óleo também tem propriedade vermífuga, antioxidante ( combatendo o envelhecimento precoce), protege o fígado, elimina fungos, bactérias e fortalece o sistema imunológico.

O cravo-da-índia também é benéfico à tireoide e, por isso, atua na prevenção tanto de hipotireoidismo como de hipertireoidismo.
Pela presença do eugenol, o cravo é um bom anti-inflamatório natural, colaborando para o combate a doenças inflamatórias.

uma das melhores vantagens de inserir o cravo da índia na dieta de hipertensos é que ele reduz as taxas do LDL, também conhecido como colesterol ruim. Assim, há menos chances de ocorrer um AVC ou infarto do miocárdio.

É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.

Uma colher de chá do extrato em um copo de água serve para coceira nos órgãos genitais e nos casos de candidíase genital.

O Cravo-da-Índia é indicado para:
– Diarreia
– Problemas digestivos.
– Combate fungos e bactérias.
– Perda de libido.
– Fortalecer a imunidade.
-O Cravo é contraindicado para gestantes.

Chá

1 colher de sopa de cravo da india
1 litro de água.

Em um recipiente, coloque a água e os cravos e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, deixe por mais 10 minutos, e então desligue, deixando amornar. Coe e consuma em seguida, no máximo três xícaras ao dia.

Obs: Qualquer medicamento feito com cravo não deve ser consumido por gestantes.

OBS: Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite seu médico regularmente.

One thought on “Os benefícios do Cravo-da-Índia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*