Fim das dores musculares e nas articulações, com chá caseiro dessa poderosa planta

Alecrim é uma erva mediterrâneo com folhas em forma de agulha, flores azuis ou roxas. A erva pertence a família Lamiaceae, a mesma do hortelã, e também é muito usada para dar cheiro – tanto à comida quanto a aromatizantes. O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó, óleo ou chá. O consumo do alecrim é recomendado a pessoas com dores de cabeça, problemas digestivos, no combate a várias infecções e ultimamente vem sendo utilizado no combate ao mal de Alzheimer, pois suas propriedades melhoram a circulação sanguínea cerebral, estimulando os campos da concentração e memória.
alecrim


O alecrim ajuda no tratamento de:
reumatismo,depressão,cansaço, má circulação, gases intestinais, insônia, dores de cabeça, cólicas menstruais, feridas que precisam ser cicatrizadas.
Resolve rapidamente dores de estômago e azias pois atua como digestivo limpando o fígado e a vesícula daí ser empregado nos casos de má digestão, aerofagia e catarros gastrintestinais.
Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.

Até na casa o alecrim é útil: espalhe algumas folhas ou ramos entre as suas roupas, elas vão afastar as traças. Se o plantar na sua horta ele vai proteger as outras plantas.
Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.
Ele é revitalizante, antirreumático, estimulante da circulação, alivia a tensão e a dor muscular, trata contusões, combate tendinite, bursite, varizes, celulite, cãibras e o cansaço muscular.

Chá de Alecrim

uma colher de chá rasa para uma xícara de água ou uma colher de sopa para um litro.
Ferva a água, apague o fogo e jogue a erva lavada dentro.
Quando amornar, o chá está pronto para beber.
Tome pelo menos uma xícara ao dia.
Pode ser à noite, antes de dormir.
Tome puro, sem mel nem açúcar.

Por possuir inúmeras propriedades químicas, não é aconselhável a ingestão do chá para mulheres gestantes

O alecrim pode ainda ser usado como tônico capilar e para a caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e sálvia e junte ao xampu, na proporção de um quarto de chá para um frasco de xampu. Pode também preparar uma tintura de alecrim e juntar 10 ou 15 ml ao xampu.

OBS: Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite seu médico regularmente.