A Planta da juventude! Ela é muito eficaz para curar nervosismo, ansiedade, herpes, distúrbios digestivos e equilibrar a tireoide.

Melissa era um dos componentes dos “elixires da juventude”, pensou que poderia devolver a juventude.

O nome Melissa vem de uma palavra grega que significa folha de abelha, é mais feliz que esta planta tem as mesmas propriedades tônicas e curativas que o mel e a geléia real. Também é chamado de erva-de-limão, suas folhas amassadas entre os dedos exalam um perfume que lembra o limão e a cidra.

É nativo do sul da Europa e agora é encontrado em todo o mundo. Seu cheiro agradável torna uma planta amplamente cultivada em jardins. Em uso medicinal, são utilizadas as flores, o caule e as folhas.

tguyuiuouop

Considerou-se o remédio final nos tempos antigos para aliviar distúrbios do sistema nervoso. Eficaz contra depressão e tensão, também é carminativo, ou seja, ajuda a eliminar a flatulência digestiva.

Também foi usado tradicionalmente como um carminativo contra gases, insônia e problemas cardíacos.

Utilidades:

– Digestão lenta
– Bloating, eructos, flatulência
– Doenças do sono, em adultos e crianças
– Nervosismo, ansiedade
– Certas condições virais (herpes)
– Distúrbios da tireóide
– Dor durante a menstruação

Propriedades:

Suas propriedades tornam efetivo, entre outras coisas, a depressão e a tensão. Os terpenos contidos nas essências voláteis perfumadas de Melissa, mais particularmente citral e citronelal, são os elementos que promovem sua ação carminativa e seu efeito relaxante sobre o sistema nervoso central. Ele também possui propriedades antiespasmódicas. Flavonóides, polifenóis e outros compostos também proporcionam uma ação favorável contra o herpes e regulam a tireóide.

Um estudo recente que compara os efeitos de uma preparação contendo bálsamo de limão e uma droga valeriana Halcion mostra que os 99 estudos, ambos os grupos dormiram melhor, mas problemas de “ressaca” e má coordenação foram sentidos no grupo Halcion. O grupo que tomou a mistura melissa, a valeriana não sentiu nenhum dos seus efeitos. Melissa é, portanto, um relaxante eficaz em casos de ansiedade, depressão leve, nervosismo e irritabilidade. Diminui emoções e acalma palpitações cardíacas de origem nervosa.

Como usar:

Extrato solúvel: 30 gotas em um copo de água, 3 vezes ao dia

Em infusão: 2 pedaços de folhas secas por xícara de água fervente. Deixe infundir 5 minutos.

Comprimidos: até 100 mg por dia

precauções:

Nenhuma toxicidade foi relatada para uso de bálsamo de limão. Ao contrário dos medicamentos sedativos, seu uso é muito seguro e não possui efeitos colaterais desagradáveis ou nocivos. É possível conduzir um veículo, mesmo que se consome esta planta, e o álcool não parece aumentar a sua ação sedativa.

As mulheres grávidas e lactantes não devem consumir bálsamo de limão.

Leia Também:

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*