Motivo da sua azia pode ser o pão: entenda e saiba truques que aliviam o desconforto

A azia é uma condição provocada pelo mau funcionamento da válvula presente no esôfago, que libera a passagem dos alimentos. Quando comprometida, esta válvula deixa o ácido utilizado pelo corpo para a digestão retornar pelo esôfago, o que causa a sensação de queimação e desconforto.

Pão pode causar azia
Se você sente queimação no estômago com frequência e mantém o pão em seu cardápio diário, saiba que ele pode ser o responsável pela azia, que normalmente surge nas duas primeiras horas após a alimentação.

Isso ocorre porque o pão branco é rico em glúten, composto considerado um dos principais causadores de azia. Tanto que o desconforto é um sintoma comum de quem sofre de doença celíaca, condição autoimune que afeta o trato digestivo.

É importante saber que cada pessoa reage de maneira diferente aos tipos de comidas, mas alguns deles são famosos por comumente causarem azia. Por isso é recomendável criar um diário alimentar para identificar quais outros produtos, além do pão, podem desencadear a queimação e levá-lo a um especialista.

Como aliviar sintomas de azia

O uso de remédios para combater a azia deve ser feito apenas a partir de indicação médica e, se você deseja aliviar os sintomas naturalmente, sem medicamentos, precisa conhecer algumas dicas simples:

Faça suas refeições lentamente, com várias pequenas porções durante o dia.
Não consuma líquidos durante as refeições. Evite se deitar na cama logo após as refeições. Quando deitamos, o suco gástrico tende a retornar para o esôfago, intensificando a sensação de queimação.
Evite comidas que aumentam as chances de azia e inclua no cardápio alimentos que facilitam a digestão.

Consuma água com bicarbonato de sódio como um remédio natural, já que a solução ajuda a neutralizar a acidez do estômago. Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 copo d’água e beba de uma vez só.
Suco de aloe vera também ajuda a reduzir a inflamação do estômago. Em supermercados é possível encontrar o suco pronto ou o gel para preparo. Se tiver acesso à planta, raspe a parte interna (amarelada, com aspecto gelatinoso) até obter 2 colheres de sopa e bata com 1 copo de água e mel.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte: VIX