A psoríase se manifesta inicialmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, mãos, unhas e plantas dos pés, mas pode atingir qualquer área da pele.
Sua causa é desconhecida e pode surgir em ambos os sexos, sem predominância de raça e, de maneira geral, entre os 30 e 40 anos de vida.
Trinta por cento dos psoríacos têm na família um parente consanguíneo doente. Alguns fatores desencadeiam e agravam o problema: traumas na pele, como o atrito dos cotovelos com superfícies, abuso de bebida alcoólica, estresse, ansiedade, depressão e fatores imunológicos.
Os tratamentos mais comuns são tópicos, com a aplicação na pele de produtos geralmente à base de corticoide. Existem bons tratamentos caseiros para a doença.
Esses tratamentos – feitos com regularidade e persistência – costumam apresentar ótimos resultados. Alguns desses tratamentos estão a seguir (eles também servem para outros problemas de pele, como eczema).
1. Óleo de copaíba (puro): Usado topicamente, ele combate inflamações e ajuda a curar pé-de-atleta, feridas, erupções cutâneas, dermatites, eczema e psoríase, além de ajudar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes. Age como como um agente antisséptico, desinfetante e antimicrobiano para uso interno.
Mas só terá sucesso se usar um óleo de copaíba puro, de boa qualidade.
2. Babosa: Descasque uma folha de babosa e retire o gel que fica em seu interior com o auxílio de uma colher. Aplique este gel diretamente sobre a área com psoríase. Envolva com um plástico-filme (que a gente usa na cozinha para embalar alimentos) e deixe atuar por 15 minutos.
Os melhores resultados são obtidos ao usar esta compressa de 3 a 4 vezes por dia, lavando a seguir somente com água.
3. Bardana e dente-de-leão
INGREDIENTES: 1 colher (chá) de dente-de-leão, 1 colher (chá) de folhas de bardana
MODO DE PREPARO: Coloque os ingredientes em uma jarra. Cubra com 500 mL de água fervente e deixe descansar por 10-15 minutos. Coe e sirva.
Tome duas xícaras por dia até a melhora dos sintomas. Também pode ser tomado frio.
IMPORTANTE – Mulheres não devem tomar este chá durante a gravidez.
4. Água de bardana
INGREDIENTES: 2 raízes de bardana cortadas, 2 litros de água
MODO DE PREPARO: Corte as raízes de bardana em pedaços pequenos, crus. Coloque dentro de 2 litros de água e deixe descansar por 2 dias.
Depois, guarde na geladeira e beba um copo diariamente em jejum.
5. Suco de inhame
INGREDIENTES: 1 maçã, 1 limão, 1 inhame pequeno ou metade de um médio da variedade conhecida como japonês ou paulista, Meio litro de água,
Mel ou açúcar mascavo (opcional)
MODO DE PREPARO: Esprema o limão, pique o inhame e a maçã. Bata tudo no liquidificador e sirva com ou sem gelo. O suco pode ser consumido diariamente.
6. Vinagre de maçã (de boa qualidade e orgânico): Os ingredientes ativos do vinagre de maçã são ótimos para tratar e curar a psoríase. Misture partes iguais de vinagre de maçã e água. Depois aplique na região afetada.
Se for no couro cabeludo, aplique com uma suave massagem. Deixe o vinagre ser absorvido pela pele ou couro cabeludo e não há necessidade de lavar.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Cura Pela natureza