Quando sua tireoide não está funcionando bem seu corpo avisa com esses sinais

Você sabe como o seu corpo mostra que você está com algum problema na sua tireoide? A tireoide é um glândula muito importante para o corpo humano, a qual é responsável pela harmonia do nosso sistema.

Através dela a velocidade do nosso metabolismo é controlada, além de produzir hormônios que trazem energia para o corpo. Confira as funções da tireoide:

– Regula o equilíbrio do corpo;
– Ajuda no crescimento de crianças e adolescentes;
– Auxilia no peso
– Ajuda a memória
– Regula os ciclos menstruais
– Equilibra a fertilidade
– Ajuda na concentração
– Regula o humor
– Auxilia no controle emocional

Por isso a importância de cuidar bem e prevenir doenças relacionadas a esta glândula. Veja abaixo os sinais que indicam que sua tireoide não está funcionando bem.

1. Peso: Você pode ter uma ganha ou perda de peso, de uma hora pra outra, sem nenhuma razão. O ganho de peso se dá por conta dos níveis baixos da tireoide, já a perda é por que ela está produzindo mais hormônios do que o normal.

2. Desconforto na garganta: Se você sente algum desconforto em sua garganta, isso talvez possa ser um sinal de que tenha algo errado. Como a tireoide é localizada na garganta, ela pode trazer um desconforto ou dor no pescoço, podendo provocar até mesmo uma mudança na voz.

3. Inchaço no pescoço: O inchaço nesta área pode significar que algo esteja errado, mas também pode mostrar algum outro problema, como os nódulos da tireoide.

4. Concentração: Se você está com problemas em se concentrar, isso pode ter a ver com o desequilíbrio de tireoide.

5. Coração: Outro órgão que também é afetado pela tireoide é o coração. As pessoas que tem algum problema nesta glândula podem apresentar um batimento cardíaco mais fraco, se for hipotireoidismo, ou até mesmo mais acelerado, se for hipertireoidismo.

6. Humor: Se você tem mudanças em relação a sua energia, força de vontade e até mesmo humor, isso pode ser um distúrbio da tireoide. O hipotireoidismo altera várias funções do corpo e traz muitas consequências, bem como a irritabilidade, falta de sono, cansaço, ansiedade e até mesmo dificuldades para conseguir dormir.