Você nunca mais vai precisar jogar no lixo sua esponja velha de lavar louça

Daquelas iniciativas que merecem e precisam ser difundidas.Se você já lavou louça alguma vez, sabe que usamos uma esponja durante a lavagem da louça, certo?

Essa esponja tem um tempo de vida limitado (em média 4 semanas) e depois de algumas semanas invariavelmente temos que trocar, pois a esponja já está muito gasta e não cumpre mais sua função.

Mas então, o que fazer com a esponja usada?

Pensando na quantidade de esponjas que são descartadas anualmente no lixo, a Scotch-Brite se juntou à TerraCycle para criar, pela primeira vez no mundo, um sistema de coleta e reciclagem das esponjas – de todas as marcas do mercado e suas respectivas embalagens plásticas para transformá-las em produtos sustentáveis: a Brigada de Esponjas Scotch-Brite.

Além do aspecto ambiental, a Brigada de Esponjas Scotch-Brite dá a chance aos consumidores de se engajarem em uma causa social.

Isso porque a cada esponja enviada para a reciclagem, será doado R$0,02 para uma escola ou organização sem fins lucrativos escolhida por cada participante.

Por ironia, a esponja usada para manter a limpeza é um dos itens mais sujos da cozinha. Além disso, justamente por ser um “porta-bactérias”, ela tem uma vida útil reduzida.

O ideal é que você use a mesma esponja por até duas semanas. É preferível também o uso da bucha vegetal no lugar do modelo sintético, pois ela é mais difícil de ser contaminada e mais eficiente na limpeza – (veja aqui outras vantagens desse tipo de bucha).

Outra opção verde é a lã de aço, cuja manta é feita à base de fibra de uma planta da Amazônia e a espuma é feita de um elemento oriundo da soja. Além disso, é de fácil decomposição.