12 coisas erradas que você faz quando limpa sua casa

O que não falta são dicas para fazer a limpeza da casa. No entanto, esses truques caseiros podem se tornar ineficazes, em especial, quando cometemos erros de limpeza, que faz tudo ir por “água abaixo”.

Se você limpa a sua casa, mas vem percebendo que isso não dura muito, pode estar cometendo erros de limpeza. Pensando nisto, na matéria de hoje, vamos apresentaremos os principais equívocos na hora de fazer a limpeza.
Os 12 erros de limpeza mais comuns

1- Lavar as janelas em dias de sol
Muita gente aproveita para limpar os vidros das janelas em dias ensolarados. Isso é comum, pois o sol realmente faz com que os vidros sequem mais rápido. Por outro lado, dias assim são os piores para fazer a limpeza de janelas.

Isso porque o sol faz com que os produtos aplicados nas janelas evaporem sem o tempo suficiente de ação. O resultado é que essa limpeza não vai durar nada…

2- Limpar bancadas com panos usados
Muita atenção ao limpar as bancadas da casa com panos que já foram usados. Mesmo limpos, panos acumulam muitos resíduos de sujeira, bactérias e fungos.

A limpeza pode ficar ainda mais comprometida ao fazermos isso em bancadas de pias, como as da cozinha ou banheiro. Assim, a dica é não limpar esses locais com panos usados e usar, por exemplo, toalhas desinfetantes.

3- Limpar aço com movimentos circulares
No caso de aço, movimentos em sentido circular faz aparecer manchas e marcas. Isso mesmo! Se você já tentou de tudo e os objetos de aço continuam manchados, você pode estar cometendo esse erro de limpeza. Vidros, espelhos e móveis, por exemplo, necessitam de movimentos circulares.

Porém, com o aço, é exatamente o contrário. Assim, faça movimentos de acordo com as linhas discretamente marcadas no aço, que podem ser horizontais ou verticais. Isso vai livrar o aço das manchas e marcas e nunca mais o seu esforço será à toa. Experimente!

4- Aplicar produtos diretamente em superfícies
Eis um dos erros de limpeza mais comuns. Muita gente pensa que, quanto mais produto aplicarmos para limpar, melhor será o resultado, mas não é exatamente assim. Ao aplicarmos produtos diretamente nos locais a serem limpos, iremos desperdiçar, pois o excesso será removido.

Além disso, exagerar em produtos, mesmo caseiros e naturais, pode afetar a saúde da família, causando problemas de alergias e respiratórios. A solução é sempre borrifar os produtos de limpeza em um pano. Em seguida, faça a limpeza.

5- Usar alvejantes para remover ferrugem
Os alvejantes não são os produtos mais adequados para a remoção e limpeza da ferrugem. Além de fazer pouco efeito sobre ferrugem, os alvejantes podem piorar a situação, pois corroem o metal e, assim, espalham a ferrugem.

A forma mais adequada para fazer esse trabalho é lançar mão de produtos como o bicarbonato de sódio (sem esfregar com força na ferrugem) ou gel caseiro.

6- Exagerar no vinagre
O vinagre realmente é um excelente ingrediente caseiro para limpeza em geral. No entanto, usar mais do que o necessário pode fazer com que camadas protetoras de bancadas e utensílios em geral se desgastem com o tempo.

Com isso, aparecerão manchas naquilo que você limpar exageradamente com o vinagre. Procure, então, usar pouca quantidade de vinagre na hora da limpeza. Além disso, usar esse produto além do necessário não fará com que a higienização seja maior.

7- Colocar facas na máquina de lavar louça
Facas não devem ser lavadas na máquina de lavar. A dica é lavar sempre à mão. Isso porque a máquina de lavar louças costuma, com o tempo, impactar no fio de corte das facas e corroê-lo. Assim, você poderá perder as suas facas em pouco tempo.

8- Limpar espelhos e vidros com jornal
Diversas pessoas recomendam fazer a limpeza de espelhos e vidros com papel jornal. Muitas vezes essa dica funciona, porém muitas vezes não… O jornal solta tinta. Você pode até não perceber na hora.

No entanto, dias depois, vidros e janelas começam a apresentar pequenos pontos escuros. Achamos que é sujeira, mas, em geral, são os fragmentos da tinta. A solução é abolir essa forma de limpar e trocar o jornal por papel toalha. Além disso, evite panos (soltam fiapos) e papel higiênico, que se desfaz facilmente.

9- Lavar panelas antiaderentes na máquina de lavar louça
Não desperdice o seu ritual de limpeza nem suas panelas antiaderentes, colocando-as na máquina de lavar louças. Isso faz com que elas percam a camada antiaderente com o passar do tempo. A dica é lavá-las sempre à mão.

Além disso, é claro, com produtos que não danifiquem o poder antiaderente desses objetos. Por exemplo, detergente e água morna.

10- Esfregar manchas em tapetes e carpetes
Não faça isso ou o seu trabalho de limpeza irá por “água abaixo”. Além disso, você irá estragar as fibras de tapetes e carpetes e acabará tendo de substituir, gastando dinheiro desnecessariamente.

Para remover manchas dessas superfícies o mais indicado é cobrir com um pano ou lenço umedecido, depois de aplicar soluções caseiras. Depois, você pode esfregar as manchas, mas sempre delicadamente.

Dê preferência para escovas macias para fazer essa fricção. Pode ser que a mancha demore mais a sair e o procedimento tenha de ser refeito algumas vezes. Mas isso é muito melhor do que desperdiçar esforços e estragar os revestimentos da sua casa.

11- Não higienizar as esponjas
Se a esponja ainda está em condições de ser reutilizadas, não precisa jogar fora. Mas é essencial fazer a higienização. Isso porque as esponjas tendem a acumular muitos fungos, bactérias e sujeiras em geral. Assim, sempre as higienize antes de reutilizá-las.

Uma maneira fácil e eficaz é colocar a esponja em água fervente com um pouco de bicarbonato de sódio, vinagre, sal e detergente. Deixe fervendo com esses ingredientes por uns dez minutos. Em seguida, remova essa misturinha caseira com água e reutilize sem problema as esponjas.

12- Não limpar os controles remotos
Não desinfetar controles remotos faz com que você desperdice seu trabalho de limpeza. É mais um dos erros de limpeza mais comuns. Não basta limpar esses dispositivos, pois a sujeira permanece e o pior: os focos de ácaros e bactérias se fixam nesses objetos.

Assim, procure usar um pouco de álcool 70%, por exemplo. Ou água com bicarbonato de sódio ou um pouco de vinagre. Isso limpa e espanta resíduos nocivos, evitando também problemas de saúde.