10 remédios caseiros para acabar com a verruga olho de peixe

As verrugas plantares, ou “olho de peixe” como são conhecidas no Brasil, são incômodos inquilinos dos pés de muitas pessoas. O olho de peixe é uma espécie de calo endurecido que normalmente aparece na pele dos calcanhares ou da parte dianteira dos pés, sendo caracterizado pela existência de diversos pontinho pretos em sua superfície.

Essa condição surge devido ao papiloma vírus humano (HPV) e normalmente é tratada com fármacos receitados por um especialista ou com procedimentos como pequenas cirurgias para remoção das verrugas. Na matéria de hoje, vamos apresentar dez eficazes remédios caseiros para tratar e curar o olho de peixe.

10 remédios caseiros para tratar olho de peixe

1- Fita adesiva
É isso mesmo que você leu, a nossa primeira dica de um “remédio” caseiro contra o olho de peixe é o uso de fita adesiva. O processo de uso desse material é muito simples.

Pegue um pedaço de fita adesiva, de preferência do tipo mais resistente, geralmente encontrado nas cores preta ou cinza. Coloque o pedaço da fita sobre a verruga e deixe lá por pelo menos uma hora.

Esse período fará com que o local da verruga se umidifique e amoleça, facilitando a remoção do olho de peixe com a ajuda de um alicate de manicure, por exemplo.

Repita esse processo quantas vezes forem necessárias e, quando remover a fita, sempre molhe o local da verruga antes. Estima-se que, com o uso dessa técnica, se consiga remover a verruga em no máximo sete dias.

2- Vinagre de maçã e água quente
O uso do vinagre de maçã junto com água quente provoca o mesmo efeito de amolecimento do olho de peixe, o que facilita a remoção. Basta colocar o vinagre em uma bacia e colocar os pés para descansar dentro do líquido por cerca de 15 minutos.

Em seguida, pegue outra bacia, desta vez preenchida com água quente, e repita o processo, deixando os pés descansarem lá por 15 minutos. A repetição dessa técnica amolecerá as verrugas.

3- Casca de banana
A casca de banana possui diversos nutrientes importantes para a pele. Em contato com a pele ressecada e atingida por um olho de peixe, esses nutrientes agirão como antisséptico e hidratante, combatendo os microrganismos mantenedores das verrugas, reduzindo seu diâmetro até o desaparecimento completo.

Para usar a casca de banana contra o olho de peixe, basta massagear os pés com a parte de dentro da cascas fresca, especialmente nas regiões onde estão as verrugas.

4- Azeite de oliva extravirgem
Para amolecer e combater o olho de peixe com o azeite de oliva, basta massagear os pés com o azeite no local da verruga todos os dias, até que ela amoleça ou comece a desaparecer. Os nutrientes do azeite também são aliados no combate ao vírus causador da verruga.

5- Cebola
A cebola possui vários nutrientes ácidos que combatem o olho de peixe, além de hidratantes que tonificam a pele dos pés. Basta triturar a cebola até que se torne uma espécie de emplastro e aplicar nos locais das verrugas. Com um tempo, os calos amolecerão e desaparecerão.

6- Limão
O limão é um conhecido aliado no tratamento de qualquer tipo de infecção de pele, por causa de seus ácidos. Para usá-lo contra o olho de peixe, basta esfregar seu suco em cima da verruga e em pouco tempo você estará livre deste mal.

7- Babosa (aloe vera)
A babosa possui no interior de suas folhas uma “baba” que contém quantidades significativas de muitos antioxidantes. Essas substâncias atuam na regeneração das células da pele e no tratamento de feridas, por exemplo. Para tratar o olho de peixe, basta colocar um pouco do gel da babosa em cima das verrugas e deixar agir por 20 minutos a cada aplicação.

8- Alho
O alho é uma poderosa hortaliça que atua como anti-inflamatório, bactericida, antimicótico e muitas outras funcionalidades. Pegue um “dente” de alho, triture-o até que se transforme em um emplastro e aplique nas verrugas que incomodam você. Em pouco dias, você estará livre desse incômodo.

9- Batata-inglesa
A casca da batata-inglesa, que geralmente é descartada na cozinha, é um verdadeiro depósito de vitaminas do complexo B. Essas vitaminas tratam a pele, ajudando a limpar o órgão de impurezas, promovendo a hidratação e a regeneração celular.

Aplique pedaços da casca da batata-inglesa sobre os olhos de peixe, deixando-os sobre os locais por 30 minutos a cada aplicação. Em pouco tempo, a casca da batata fará o efeito esperado.

10- Água fria
Descansar os pés cheios de olho de peixe em água fria é um “santo remédio”. Basta preencher uma bacia com água realmente fria ou gelada, submergir os pés e permanecer na posição por cerca de 20 minutos. Esse processo precisa ser repetido três vezes ao dia, por três ou quatro vezes na semana.

A temperatura fria (ou gelada) da água ajuda a eliminar os vírus das verrugas e, ao mesmo tempo, ajuda na recomposição celular e na consequente cicatrização da pele.