Remédios caseiros para artrose e artrite

Os remédios caseiros para artrose e artrite possuem propriedades anti-inflamatórias e, por isso, são capazes de complementar o tratamento indicado pelo médico, já que atuam promovendo alívio dos sintomas. Além disso, podem potencializar o efeito dos remédios recomendados pelo especialista, acelerando o processo da recuperação.

Existem na natureza, opções naturais de remédios, que podem ser utilizadas no tratamento da artrose e artrite, já que possuem ação anti-inflamatória, por exemplo: O alecrim, o salgueiro, a ulmária e o e o extrato da sementes de abacate, entre outros.

Lembrando sempre que, Os remédios naturais nunca devem ser utilizados como substituto do tratamento indicado pelo médico, mas são muito indicados porque podem aliviar ainda mais a dor ou evitar que volte a surgir.

Veja abaixo, algumas receitas naturais que poderão auxiliar no tratamento da artrite e artrose
O alecrim, o salgueiro, a ulmária, a sucupira e o extrato da sementes de abacate são opções naturais que podem ser utilizadas no tratamento da artrose e artrite, já que possuem ação anti-inflamatória.

1- Chá de alecrim
O alecrim possui propriedades que ajudam na restauração da articulação, sendo um ótimo complemento para o uso de remédio anti-inflamatórios e aliviando bastante os sintomas da artrose e artrite.

Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de folhas verdes ou secas de alecrim;
– 250 ml de água fervente

Modo de preparar:
Adicione as folhas de alecrim numa xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Depois, coe e beba o chá ainda morno, tome 2 a 4 vezes por dia.

2- Extrato de caroço de abacate
O extrato de caroço de abacate, é ótimo para combater as dores provocadas pela artrite, artrose e reumatismo. Deve ser usado externamente, em forma de massagem sobre a área afetada, sendo capaz de diminuir a dor e o inchaço da região, porque contém 2 citocinas pró-inflamatórias importantes na osteoartrite.

Ingredientes:
– 700 g de caroços de abacate ralados;
– 1,5 l de álcool etílico

Modo de preparar:
Deixe os caroços de abacate secar ao sol, deixe cobertos com um tecido fino, para proteger das moscas, durante 3 a 5 dias.
Depois que o caroço estiver seco e diminuído de tamanho, rale o caroço usando um ralador de cozinha.
Depois coloque o caroço ralado num recipiente de vidro juntamente com o álcool e feche.
Em seguida, mantenha o frasco fechado, dentro de um armário, em repouso durante 3 dias, mas é importante mexer o conteúdo 1 vez ao dia, todos os dias.

Depois desse período de descanso, o extrato alcoólico estará pronto para ser filtrado e usado. Para isso, basta molhar uma gaze limpa com o extrato e colocar sobre a articulação afetada, deixando atuar durante 15 à 20 minutos.

3- Chá de salgueiro e ulmária
O chá de salgueiro e ulmária, possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a aliviar a dor de vários problemas nas articulações, como artrose, artrite ou gota. Além disso, como a ulmária ajuda a baixar ligeiramente a temperatura corporal, o efeito pode ser sentido por mais tempo.

Ingredientes:
– 1 copo de água;
– 1 colher (de sopa) de cascas do tronco de salgueiro;
– 1 colher (de sopa) de ulmária

Modo de preparar:
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Depois tampe, deixe esfriar, e quando estiver morno, coe e beba em seguida. Recomenda-se tomar 1 xícara de manhã e outra à noite.

Além de tomar estes remédios caseiros diariamente, ainda pode ser feita uma pequena massagem na articulação afetada, utilizando o óleo de amêndoas doces, morno.

4- Compressa com linhaça
Uma outra excelente alternativa de tratamento caseiro, para alívio da dor, é usar uma compressa de linhaça, já que a linhaça é capaz de atuar diminuindo a inflamação.

Ingredientes:
– 1 copo de linhaça;
– 1 pé de meia ou uma fronha de bebê

Modo de preparar:
Esta solução consiste em colocar as sementes de linhaça dentro da meia ou da fronha, e prender com um nó ou costurar. Basta esquentar no micro-ondas por cerca de 2 minutos, e depois colocar ainda morno sobre a articulação com artrose.