3 truques caseiros para limpar os queimadores do fogão

Dicas básicas aplicadas no dia a dia podem deixar os queimadores do seu fogão brilhando. Manter os eletrodomésticos sempre limpos não é lá uma tarefa tão fácil. Principalmente quando se trata do o fogão.

Por exemplo, quando estamos cozinhando, é quase que impossível evitar alguns respingos de gordura e resíduos de alimentos. Por isso, para evitar que essas manchas fiquem de forma permanente, é fundamental fazer uma limpeza diária.

Além disso, os queimadores do fogão também precisam de cuidados para impedir que elas fiquem entupidas. Antes de começar, a sua segurança vem em primeiro lugar, portanto, sigas as instruções abaixo:

– Caso seu fogão seja elétrico, retire-o da tomada
– Certifique-se de que as bocas do fogão estão frias
– Feche o registro de gás
– Tire as grades e queimadores do fogão.

Em seguida, escolha uma das opções abaixo para fazer a limpeza.

1- Limão e vinagre: O limão possui limoneno, uma substância com propriedades desengordurantes e bactericidas. Já o vinagre contém alta concentração de ácido acético, substância com ação desengordurante e que proporciona brilho aos utensílios.

Ingredientes: 
– Suco de um limão
– 2 colheres (sopa) de vinagre branco
– 1 colher (sopa) de sapóleo – pó ou creme
– Água – o suficiente para cobrir os queimadores

Como fazer:
1- Coloque os queimadores do fogão em uma panela, cubra-os com água, adicione o suco de limão, o vinagre, o sapóleo e ferva por alguns minutos.
2- Em seguida, esfregue-os com uma esponja de aço e verá que a limpeza será mais fácil.

2- Vinagre branco e detergente: Assim como na dica anterior, o ácido acético do vinagre confere ao produto ação desengordurante. Desse modo, possibilita eliminar as crostas de queimado dos queimadores do fogão e remover a gordura. Além disso, você pode acrescentar bicarbonato de sódio.

Como ele é uma substância levemente alcalina, tem um poder abrasivo e clareador, ajudando a remover os resíduos de sujeira dos queimadores.

Ingredientes:
– 1 copo de vinagre branco
– 1 copo de detergente neutro
– Água – o suficiente para cobrir os queimados
– Bicarbonato de sódio – opcional

Como fazer:
1- Coloque a água em uma panela, os queimadores, o vinagre e o detergente, o sal ou bicarbonato (opcional) e ferva por dez minutos.
2- Espere esfriar, retire as peças e esfregue-as com uma esponja de aço.

3- Sabonete: Molhe o queimador do fogão, passe o sabonete sobre ele e deixe agir por cinco minutos. Em seguida, esfregue com uma esponja de aço e verá que a sujeira vai ser facilmente removida. Não é necessário esfregar com força. Porém, esse truque não faz milagres com os resíduos que estão mais incrustados nos cantos.

Fonte: Cura pela Natureza