A maioria das mulheres ignora esses 3 primeiros sinais de câncer do colo do útero

Por mais horrível que pareça, mulheres com câncer cervical precoce e pré- câncer geralmente não apresentam nenhum sintoma, até que um pré-câncer se torne um verdadeiro câncer invasivo. Os sintomas eventualmente começam a aparecer quando o câncer cresce em um tecido próximo e se torna ainda mais grave.

O exame de Papanicolau de rotina são extremamente importantes na busca e tratamento do cancro do colo do útero e outros cânceres do sistema reprodutivo, como câncer de ovário, assim que possível. O teste de Papanicolau localiza células anormais no colo do útero, que são então monitoradas e tratadas, se necessário.

Entre os exames de Papanicolaou, é importante conhecer e estar ciente desses primeiros sinais de câncer do colo do útero.

1. sangramento irregular:  O sintoma mais comum do câncer do colo do útero é o sangramento vaginal irregular, algo com o qual muitas mulheres tendem a encolher os ombros. Sangramento irregular pode ocorrer entre os períodos menstruais ou após o sexo. Pode ser disfarçado de manchas, que aparecem como uma descarga leve com estrias de sangue.

O sangramento menstrual também pode se tornar mais pesado e durar mais do que o normal. Um importante sinal de alerta do câncer do colo do útero ou de outros problemas é o sangramento vaginal em mulheres na pós-menopausa que não têm mais menstruação.

2. corrimento vaginal incomum: Existem vários tipos de corrimento vaginal que podem ser um sinal precoce de câncer do colo do útero. Uma descarga contínua com qualquer uma das seguintes características pode ser um sinal de alerta: pálido, aguado, marrom, malcheiroso, manchado de sangue

3. dor pélvica: Experimentar a dor durante a relação sexual ou em outros momentos pode ser um sinal de alerta para o câncer do colo do útero. Pode ser um sinal de alterações anormais no colo do útero. O câncer cervical pode se espalhar dentro da pelve.

Sinais de estágios avançados do câncer do colo do útero
Os sinais anteriores de câncer do colo do útero são muitas vezes perdidos, já que muitas mulheres não sabem como procurá-los. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, pode ser um sinal de câncer cervical avançado:

Dor nas costas ou pélvica, dificuldade para ir ao banheiro devido a obstrução, inchaço em uma ou ambas as pernas, fadiga, perda de peso.

O que é que te coloca em risco?
Conhecer e ter consciência dos sinais precoces de câncer do colo do útero é o primeiro passo para capturá-lo antes que ele se espalhe e seja mais perigoso. A seguir estão os fatores que podem colocá-lo em maior risco de desenvolver a doença:

Ter muitos parceiros sexuais, fazer sexo pela primeira vez em tenra idade, ter relações sexuais com um homem cujo parceiro tinha câncer de colo do útero, tabagismo, um sistema imunológico comprometido, que a mãe usou dietilestilbestrol (DES) durante a gravidez.

A American Cancer Society adverte que os sinais e sintomas acima podem ser causados por outras condições que não o câncer do colo do útero, como uma infecção que leva a dor ou sangramento. Mas se estiver com algum destes problemas, marque uma consulta com o seu profissional de saúde imediatamente.

Mesmo se for uma infecção, ainda terá que ser tratada. Quando algo não está certo, seu corpo tem certas maneiras de dizer a você que há um problema, então não ignore algo que está fora do comum.

Fazer exames de Papanicolau regulares ajudará você a pegar as células cancerígenas mais cedo, antes que elas tenham chance de se espalhar.