As melhores dicas para evitar a fragilidade dos ossos na velhice

Osteopenia é a perda de densidade mineral óssea. Com o surgimento desse problema, nossos ossos perdem a densidade e a resistência. A situação não é tão grave quanto a osteoporose. Para você ter ideia, nem causa dores.

No entanto, precisa ser tratada, pois pode evoluir a causar doenças graves. As principais causas da osteopenia são:

1. Idade: O avançar da idade é uma das principais causas da baixa densidade mineral óssea. A velhice faz com que os ossos começam a perder minerais, peso (massa) e estrutura, o que os torna mais fracos e mais propensos a quebrar.

2. Distúrbios alimentares
3. Problemas de metabolismo
4. Quimioterapia
5. Exposição à radiação
6. Genética
7. Magreza em excesso
8. Falta de atividade física adequada
9. Tabagismo
10. Consumo regular de refrigerantes e quantidades excessivas de álcool

As mulheres são as mais propensas à doença do que os homens. Se você percebe que se enquadra na categoria de alto risco de osteopenia, procure melhorar o estilo de vida.

Mudanças simples no estilo de vida e na dieta podem ser feitas para evitar a perda da densidade mineral óssea e a progressão da osteoporose. Separamos algumas dicas para ajudar. Confira:

1. Consuma alimentos ricos em cálcio: Você pode obter a quantidade diária de cálcio recomendada consumindo alimentos como sardinha, vegetais verdes (couve, brócolis e repolho), melaço, nozes, ameixas e uma série de outros alimentos nutritivos.

Se você não conseguir, procure um médico ou nutricionista para indicar um bom suplemento de cálcio. Caso siga a linha vegana, pode investir em suco de couve com laranja diariamente.

2. Aumente a ingestão de vitamina D: A vitamina D é outro nutriente importante que garante a saúde óssea e desempenha um papel fundamental na redução do risco de osteopenia.

Ela também ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio. Pesquisas já provaram que a deficiência de vitamina D é um fator significativo na osteoporose e osteopenia.

Se você tem alguma carência desse nutriente, consuma ovos, salmão, sardinha, espadarte e alimentos fortificados, como cereais e suco de laranja.

Mas a melhor forma de absorver essa vitamina é a exposição ao sol. O corpo produz vitamina D quando é exposto ao astro-rei. Por isso, não custa nada tomar um banho de sol por 10 ou 15 minutos diariamente.

3. Faça exercícios: O exercício regular é benéfico para a saúde geral, incluindo a dos ossos. Para evitar qualquer problema de fraqueza, faça atividade física por pelo menos 30 minutos. Caminhar, dançar, correr e pedalar são ótimas opções.

4. Pare de fumar: Fumar é prejudicial para a saúde óssea, atingindo principalmente os quadris, a coluna lombar e o antebraço. Procure ajuda para tratar o vício, pois ele causa outros problemas ainda mais graves.
Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.