Como fazer batata frita na panela de pressão em 3 minutos

Existe alguém que não goste de batata frita? Desconheço. Sei que ela é o carboidrato preferidinho dos adolescentes, das crianças e até de muitos adultos, na balada ou acompanhando alguns pratos ou sanduíches.

Uma porção costuma custar caro. Fazer em casa demora muito, certo? Errado! Com essa receita você vai ver que pode ter sua batata frita, crocante por fora e macia por dentro usando a panela de pressão e gastando 3 minutos para a fritura completa.

Que batata usar?
Para essa receita vamos usar batata inglesa (também conhecida como batata monalisa) ou a batata asterix (que é aquela rosinha).

Procure comprar as batatas que sejam grandes e mais compridas para facilitar na hora do corte.

Vamos usar o sal, as batatas, óleo, papel toalha e uma panela de pressão.

Como cortar as batatas?
Depois de descascar, corte ao meio e vá fatiando, deixando-as compridas como as que você vê no McDonalds, por exemplo. Veja o modelo abaixo:

Quanto de óleo e qual é o ponto?
Na panela de pressão coloque óleo limpo/novo para aquecer na panela.

A quantidade do óleo é a suficiente para que cubra suas batatas. Se você colocar mais do que isso, pode começar a borbulhar pra fora da panela de pressão, o que é indesejável, não é?

Para saber o ponto em que deve jogar as batatas é só colocar um palito de fósforo no óleo e quando ele acender já está no ponto ideal para a fritura, ou seja, na temperatura correta para a batata ficar crocante por fora e macia por dentro.

Coloque as batatas no óleo quando atingirem o ponto certo, tampe a panela de pressão e espere até ela levantar fervura.

Espere 3 minutos cronometrados e espere sair o ar de sua panela de pressão.

ATENÇÃO:
Para tirar o ar da panela de pressão NUNCA leve para debaixo da torneira. Pode ocorrer um choque térmico e causar explosão ou qualquer acidente mais grave.

O jeito certo é pegar uma colher de pau e ir levantando o pininho da panela até que saia todo o ar.

Depois de tirar todo o ar, retire as batatas do óleo quente e deixe-as escorrer no papel toalha para retirar o excesso do óleo.

Salpique sal a gosto e bom apetite!

Via: catranblog.com