Como usar o óleo essencial de lavanda para combater a ansiedade e a depressão

O estresse é um dos maiores males que a sociedade contemporânea enfrenta. Aliado a isso, as pessoas ficam mais ansiosas e doentes. Para você ter ideia, só nos Estados Unidos, cerca de 7 milhões de adultos sofrem com transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

As mulheres são mais propensas a essa condição do que os homens. E, como já podíamos imaginar, é na adolescência que os primeiros sintomas começam a aparecer.

Se você se preocupa com coisas insignificantes e sem motivos, então é bom ficar em alerta. São esses um dos sinais que o nosso corpo emite como pedido de socorro.

E, se o problema não for tratado com urgência, pode desencadear até depressão. A presença de dopamina e serotonina é essencial para o equilíbrio neuroquímico do corpo. A ausência delas pode causar:

– Percepção irreal de problemas
– Tensão muscular e dores no corpo
– Preocupação com tarefas do cotidiano
– Fadiga
– Dores no estômago e náuseas
– Incapacidade de relaxar
– Dificuldade de concentração
– Vontade frequente de ir ao banheiro
– Irritabilidade e mau humor
– Dificuldade de deglutição
– Suor excessivo
– Facilidade em se assustar
– Tontura e falta de ar
– Dores na cabeça
– Tremores ou espasmos
– Dificuldade em adormecer ou manter o sono

O grande problema é que a ansiedade, o estresse e a depressão geralmente são tratados com medicamentos químicos. Qual o mal que há nisso? Quando consumimos drogas como essas, ficamos mais dependentes, além de vulneráveis aos efeitos colaterais.

A solução, sem dúvidas, não está em medicamentos farmacêuticos, mas em tratamentos naturais. Uma das boas alternativas naturais é o óleo essencial de lavanda.

A revista americana Phytomedicine publicou um estudo provando que este óleo é tão eficaz como o Lorazepam, droga farmacêutica. E adivinhe: não há efeitos colaterais nem sedativos e não causa dependências. Os benefícios são vários:

– Trata os sintomas de depressão
– Alivia a inquietação, nervosismo e insônia
– Ajuda no caso de agitação relacionada à demência
– Combate dores e inflamações

Gostou? Veja como você pode usar o óleo de lavanda:

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres (sopa) de flores de lavanda (alfazema) secas
  • 1 copo de água fervente

Modo de preparar:

1- Ferva a água e, quando entrar em ebulição, adicione as flores de lavanda.
2- Desligue o fogo e deixe descansar por 10 ou 15 minutos.
3- Beba 1 ou 2 copos diariamente.

Outra opção é adicionar 6 gotas de óleo essencial de lavanda na sua água (2 litros) de banho. Pode também colocar uma gotinha em cada um dos pulsos. Ou ˜melar” o travesseiro, na hora de dormir, com duas gotas desse óleo.

Mas atenção: tem que ser o óleo essencial de lavanda (ou alfazema, é a mesma coisa) puro e natural. Normalmente ele é vendido em boas lojas de produtos naturais.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.