6 sinais que podem indicar que seu fígado está mal
Embora a função principal e mais conhecida do fígado seja filtrar o sangue e eliminar toxinas do nosso corpo, este órgão participa de inúmeros processos metabólicos que têm impacto por todo o nosso corpo.
Portanto, quando algo não está funcionando bem, os sinais podem ser notados de diversas maneiras. Hoje, você irá conhecer 6 sinais que podem indicar que seu fígado está mal. Se você notar algum deles, faça um favor a si mesmo, vá ao médico.
Cansaço contínuo
O fígado é um agente importante no processo de metabolização da glicose, a principal fonte de energia em nosso corpo. Ele o converte em glicogênio, o armazena e é capaz de sintetizá-lo, se necessário. Portanto, se há algo que não funciona no fígado e esses processos não são realizados corretamente, um dos primeiros sintomas que podemos observar é que estamos constantemente cansados devido à má gestão do nosso ”combustível”.
Inflamação de tecidos
A albumina é uma proteína sintetizada pelo fígado que faz até 60% do plasma sanguíneo, dando-lhe a consistência espessa e evitando que o fluido escape dos vasos. Quando há um problema hepático e os níveis de albumina diminuem, o fluido que circula através dos vasos sanguíneos escapa para os tecidos, fazendo com que eles fiquem inchados.
Dor no lado direito da barriga
É a área onde a parte gordurosa do fígado está localizada. O fígado pode doer por muitos motivos, então, se sentir dores, a primeira coisa que deve fazer é ir ao médico. Uma dor nesta área pode indicar que o órgão está inchado por uma acumulação excessiva de gorduras ou está danificado pelo consumo frequente de substâncias ou medicamentos nocivos.
Ganho de peso repentino
O fígado é essencial no processo de metabolização da gordura. Um fígado danificado, pode ter problemas em processá-las corretamente, o que poderia levar a um aumento de peso que não corresponde aos hábitos alimentares ou à saúde que um tem diariamente.
Icterícia
A bilirrubina é o resultado da degradação da hemoglobina que se forma no baço e, ao passar pelo fígado, é misturada com outras substâncias tornando-se solúvel em água. Desta forma, ela pode ser filtrada pelos rins, formando parte do sangue ou então, é expelida no intestino através da bile. Quando o fígado é incapaz de processar a bilirrubina, há um aumento em sua concentração no sangue, dando assim, uma cor amarelada aos tecidos.
Coceira no corpo
Algumas doenças hepáticas são acompanhadas de coceira generalizada no corpo, juntamente com alguns dos sintomas como os descritos acima. Acredita-se que isso se deve ao acúmulo de resíduos tóxicos no sangue que o fígado não é capaz de processar quando não está funcionando corretamente.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.