Extrato de ervas: alivia dores nas articulações, reumatismo, artrose e artrite

Dores nos ossos e articulações, além de incômodas, acabam limitando algumas atividades diárias. Essas dores podem se instalar em diversas regiões do corpo, como:

– braços
– cotovelos
– mãos
– munheca
– costas
– ombros
– joelhos
– tornozelos

Caso não sejam tratadas, podem desenvolver alguma doença crônica, como artrite, artrose ou outras doenças reumáticas. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite representa cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.

Além disso, essa condição é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho. Apesar de ser quase impossível eliminar a dor por completo, aliviá-la é possível.

Geralmente quando esses desconforto aparece, as pessoas tomam algum anti-inflamatório, desconsiderando o risco de automedicação para a saúde. Inclusive, o Ministério da Saúde faz um alerta em relação ao uso de medicamentos sem prescrição médica.

“Se usados de forma incorreta podem acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas”.

Além disso, os anti-inflamatórios convencionais são acompanhados de efeitos colaterais desagradáveis, como complicações gastrointestinais e cardiovasculares. Portanto, recorrer à medicina natural é uma alternativa, tanto para o bolso quanto para a saúde. Alguns produtos naturais podem auxiliar no alívio do desconforto da dor.

Extrato de ervas para aliviar as dores – Este extrato de ervas é um aliado no alívio de várias dores. Fácil de fazer e muito eficaz.

Ingredientes:

– 1 litro de álcool puro
– 3 ramos de cânfora
– 1 ramo de alecrim
– 2 ramos de hortelã
– 1 ramo de arruda
– 1 ramo de sálvia
– 2 paus de canela
– 1 colher (chá) de gengibre ralado
– 1 ramo de urtiga

Modo de preparar:

1- Coloque todos os ingredientes dentro da garrafa com álcool.
2- Armazene em um local escuro por sete dias.

Modo de usar:

1- Aplique sobre a área dolorida sempre que sentir dor.
2- Faça esse tratamento de preferência à noite.
3- Caso prefira, use um borrifador, mas pode aplicar também com um algodão.
4- Depois, cubra com uma compressa.
5- Na manhã seguinte, lave bem o local onde foi aplicado o remédio, para evitar manchas devido ao sol.

Faça um teste alérgico antes. Passe um pouco no cotovelo, ou outra pequena área do corpo. Se apresentar alguma reação alérgica, suspenda o uso imediatamente.

Benefícios das ervas – O reconhecimento terapêutico dessas plantas medicinais é muito antigo. Devido aos seus componentes, elas têm um forte efeito positivo contra as dores.

Conheça os benefícios de cada erva utilizada no extrato.

Cânfora: A cânfora possui propriedades anti-inflamatórias, proporcionando bem-estar e reduzindo a dor da artrite e dores musculares. Além disso, ela estimula a circulação de forma eficaz, reduzindo de forma significativa inchaços pelo corpo, geralmente causados pela má circulação.

Alecrim: O alecrim possui dois anti-inflamatórios poderosos, o ácido carnósico e o carnosol. Além disso, conta com propriedades analgésicas, ajudando a aliviar dores musculares, artrite, artrose, reumatismo e gota.

Hortelã: A hortelã possui compostos fenólicos, com atividade antioxidante, além de vitamina A, cálcio, potássio e fósforo. Com isso, esta erva auxilia no alívio da dor e inflamação muscular e reumática.

Arruda: A arruda possui um flavonoide chamado quercetina. Essa substância possui ação antioxidante e propriedades analgésicas. Desta forma, ajuda reduzir as inflamações relacionadas às articulações e combate a dor.

Segundo estudo da African Journal of Biotechnology (Revista Africana de Biotecnologia), o extrato de arruda tem efeitos anti-inflamatórios no organismo. Além disso, auxilia no tratamento de artrite e diminui a rigidez dos músculos.

Sálvia: A sálvia apresenta efeitos analgésicos, antioxidantes e anti-inflamatórios. Ela ajuda a controlar a dor neuropática – uma sensação dolorosa que ocorre em uma ou ou mais partes do corpo.

Além disso, é fonte de vitamina K, ferro, cálcio e potássio, nutrientes que desempenham um papel fundamental na saúde dos ossos . A deficiência dessas vitaminas está ligada ao enfraquecimento dos ossos e às fraturas.

Canela: A canela possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando no combate a inflamações e dor de artrite. Além disso, por ser fonte de manganês e outros minerais, ela faz bem para os ossos e estimula a construção de tecidos saudáveis.

Segundo estudo da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irã, a canela possui compostos que ajudam a reduzir a inflamação e a dor muscular.

Gengibre: O gengibre é composto por uma substância chamada gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas propriedades são eficazes na redução da dor, inchaço e também diminui dores de inflamação nos joelhos

Urtiga: A urtiga é rica em vitaminas A, complexo B, C, E, cálcio, ferro, magnésio, e zinco. Além disso, possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando no alívio dos sintomas de artrite, artrose, reumatismo, gota, fibromialgia e tendinite.

Atenção: sempre use luvas para manusear a planta, tanto no plantio quanto na colheita das folhas, evitando o contato com a pele, já que a urtiga pode causar queimação.

Importante: Esse remédio não substitui uma consulta médica. Além disso, não use esse extrato em crianças. Ele é para para uso externo e não deve ser ingerido. Remédios naturais podem auxiliar no combate e alívio de dores nas articulações, se o problema não for muito grave.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.