Tratamento capilar com gengibre: acelera o crescimento e elimina a caspa

Certamente você deseja ter cabelos lindos e saudáveis. Porém, muitas vezes, devido à correria do dia à dia, você não tem tempo para ir ao cabeleireiro. Mas é possível manter as madeixas saudáveis adotando tratamentos naturais, sem a necessidade de muito investimento.

Os produtos naturais têm sido cada vez mais eficientes para a saúde capilar. Isso porque eles apresentam diversas vantagens e quase nenhum efeito colateral. Porém, é necessário ter cautela e escolher bem o que será aplicado nos cabelos.

O objetivo é incorporar plantas e alimentos orgânicos para beneficiar a saúde dos fios, o que, além de econômico, é eficiente. Desse modo, os tratamentos naturais são utilizados tanto para auxiliar o crescimento saudável dos cabelos quanto para eliminar a caspa. Segundo estudo do Indian Journal of Dermatology, a caspa afeta até 50% das pessoas.

Tudo se inicia com uma leve coceira no couro cabeludo e descamação. Porém, a caspa pode apresentar outros sintomas, tais como manchas gordurosas no couro cabeludo e formigamento na pele.

Conforme dois estudos, um do Departamento de Dermatologia da Índia e outro da Sociedade Americana de Microbiologia (American Society for Microbiology), os problemas relacionados à caspa incluem:

– Pele seca
– Dermatite seborreica
– Sensibilidade a produtos capilares
– Crescimento de um tipo específico de fungo que vive no couro cabeludo

Diante disso, a maioria das pessoas costuma investir em vários produtos cosméticos para evitar esse problema. Porém, muitos deles possuem químicos que agridem o couro cabeludo e provocam alergias.

Por isso, conheça um tratamento à base de gengibre que, além de ajudar a frear a queda, também fortalece os fios, auxilia no crescimento capilar e evita a caspa.

Tratamento capilar com gengibre – Este tratamento fará com que o seu cabelo fique bonito, volumoso e saudável.

Ingredientes: 
– 1 raiz de gengibre
– 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
– 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparar: Rale bem o gengibre, coloque no liquidificador, adicione o azeite, o mel e misture até obter uma substância consistente.

Modo de usar:

1- Aplique esta mistura com os cabelos úmidos.
2- Cubra com uma touca e deixe agir por 40 minutos.
3- Importante: passe em todo o cabelo e no couro cabeludo.
4- Depois do tempo estipulado, lave os cabelos como de costume.
5- Realize esse tratamento dia sim e dia não, durante um mês.

Para ser mais eficiente ainda, faça massagens no couro cabeludo por aproximadamente 15 minutos durante a aplicação. Desse modo, a mistura será bem absorvida nos folículos capilares.

Benefícios do gengibre no cabelo: O gengibre estimula os folículos capilares, fornecendo proteção e hidratação, além de acelerar o crescimento e evitar a queda.

Essa raiz contém, zinco e vitaminas, sendo excelente para melhorar cabelos secos, quebradiços e também no combate à caspa. Os ácidos graxos do gengibre, favorecem a restauração, hidratação e cuidados com os cabelos finos.

Além disso, o gengibre também aumenta a circulação sanguínea do couro cabeludo, estimulando o crescimento das madeixas. Portanto, ao usá-lo no cabelo, os fios ficarão macios e irão crescer saudáveis, sem quebra capilar.

Por fim, a ação bactericida dessa raiz e o fato de ser rica em óleos essenciais favorece a hidratação dos fios, mantendo o brilho. Portanto, adicionar o gengibre na rotina de cuidados com os cabelos é excelente para quem deseja obter alguns centímetros a mais.

Benefícios do azeite no cabelo: O azeite de oliva é rico em ácidos graxos e vitamina E, sendo um grande aliado para deixar os fios nutridos, leves e macios. Além disso, contém propriedades calmantes e regenerativas que ajudam a estimular o crescimento.

O azeite também ajuda a evitar o aparecimento da caspa, alivia a coceira e fortalece os fios do couro cabeludo. Além disso, contribui para a formação de uma película protetora na parte externa do fio e mantém a hidratação dos cabelos.

O azeite também:
– Minimiza o frizz e o volume
– Repara as cutículas dos fios
– Estimula o crescimento saudável
– Reduz a incidência de pontas duplas
– Reduz a queda, quebra e pontas duplas
– Ajuda na retenção de umidade da fibra capilar
– Revitaliza os fios maltratados pelos produtos químicos

Benefícios do mel no cabelo: O mel é rico em aminoácidos, sais minerais e alfa-hidroxiácidos, além de ser um ativo com alta carga de proteínas. Todos esses fatores ajudam a selar os fios porosos e quebradiços, além de repará-los e reconstruí-los.

O mel também é muito nutritivo, atuando como um excelente umectante, mantendo a umidade dos fios. Com isso, eles ficam macios e protegidos contra os danos externos.

Pelo fato de o mel ser rico em açúcares, proporciona hidratação aos cabelos e serve também como condicionador devido ao seu poder emoliente.

Por fim, promove fios selados e brilhantes, impede a queda e ainda fortalece os folículos pilosos, mantendo o couro cabeludo sempre limpo e saudável.

Importante: É necessário entender que não existe uma fórmula mágica para o cabelo crescer. Porém, esses tratamentos naturais ajudam a manter a saúde capilar e auxiliam no crescimento.

Fonte: Cura pela natureza