Banha de galinha caipira: remédio caseiro da vovó para eliminar o catarro e a gripe

Com a mudança de estação, principalmente com a chegada do inverno, e o mau tempo, nosso organismo tende a enfraquecer as defesas. Como consequência, ficamos mais suscetíveis a doenças respiratórias, gripes e resfriados. Porém, se os sintomas forem leves podem ser tratados em casa, com remédios naturais.

Por isso, na matéria de hoje, vamos ensinar um tratamento antigo, do tempo dos nossos avós, mas que pode ajudar você a aliviar os sintomas de doenças respiratórias, inclusive bronquite. Trata-se da banha de galinha caipira, uma gordura saudável rica em ácidos graxos com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.

Segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a banha de galinha serve para curar gripe, resfriado e catarro no peito. Essa gordura ajuda a manter as membranas mucosas úmidas pela ingestão de líquidos e favorece a eliminação de catarro e secreções.

Também atua no controle da atividade de neutrófilos, que são leucócitos produzidos pelo nosso sistema imunológico para proteger o organismo contra os vírus. Além disso, contém sesquiterpenos, substâncias químicas que ajudam a eliminar vírus do trato respiratório.

Nessa receita, também vamos usar o mel, que possui ação antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, analgésica, vitaminas A e C, potássio e magnésio.

Essas propriedades auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo contra os problemas de infecções no trato respiratório. O mel também contém aminoácidos essenciais que ajudam a eliminar o excesso de muco, congestão nasal e outros sintomas da gripe.

Como usar a banha de galinha para gripe

Tire a banha de uma galinha caipira, coloque em uma panela e leve ao fogo para fritar, até ficar bem dourada e sair toda a gordura. Observação: Não precisa acrescentar nenhuma outra gordura para fritar, apenas a da galinha. Em seguida, coe e guarde o óleo em um pote de vidro limpo, esterilizado, tampe e conserve na geladeira.

Para consumir, derreta uma colher (sopa) de banha, misture com uma colher (sopa) de mel e tome ainda quente, de preferência à noite, antes de dormir. Se possível, use um mel 100% natural e orgânico.

Crianças menores de um ano não podem consumir este remédio devido ao mel. Ele pode conter a bactéria Clostridium botulinum, e o sistema imunológico infantil ainda não está preparado para combatê-la.

Porém, você pode usufruir dos benefícios da banha de galinha fazendo massagens suaves com essa gordura no peito da criança. Você pode acrescentar uma colher (chá) de banha em chás e também no mingau e/ou papinha.

Importante: Para que o remédio tenha o efeito desejado, a galinha precisa ser a caipira. Você pode comprá-las em propriedades rurais, feiras livres de agricultores, supermercados e açougues. Portanto, os frangos congelados (de granja) não podem ser utilizados, devido à ração e outras substâncias que consomem.