Delicioso pavê natalino de dois sabores

Essa sobremesa combina o melhor da laranja com o melhor do chocolate. Em dúvida sobre qual sobremesa preparar para a sua ceia de Natal? O pavê abaixo eliminará todas elas e sairá na frente, se tornando uma das grandes estrelas da sua ceia.

Ingredientes:

Creme de laranja

1 litro de leite

10 ovos

300g de açúcar cristal

90g de amido de milho

1 laranja grande

Ganache:

200g de chocolate meio amargo

150g de creme de leite

Biscoitos:

80g de farinha de trigo

1 pitada de sal

40g de manteiga sem sal

30g de açúcar cristal

40g de açúcar mascavo

1 ovo

Merengue:

3 claras

100g de açúcar cristal

30g de creme de leite

Modo de fazer:

Creme de laranja:

Primeiramente, ferva o leite. Em outro recipiente, bata os ovos, a maisena e o açúcar até não perceber mais a presença de grãos. Vagarosamente, acrescente o leite nessa mistura e leve tudo ao fogo baixo. Os ingredientes devem cozinhar até formar um creme liso.

Depois de pronto, separe o creme em duas porções. Uma deverá ser um pouco maior. Na maior porção, raspe a laranja inteira. Leve para gelar.

Ganache:

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, fica a sua escolha. Uma vez que o chocolate estiver derretido, acrescente o creme de leite e misture.

Depois de pronto, o ganache deve ser misturado à menor porção do creme branco, a que não contem as raspas de laranja. Leve tudo para gelar.

Biscoito:

Bata a manteiga com os dois tipos de açúcar até formar um creme branco e fofo. Acrescente a farinha e os ovos, batendo somente até se misturarem por completo. Forre uma assadeira com papel manteiga e leve os biscoitos para assar no forno pré-aquecido a 180°. Deixe esfriar antes de quebrar grosseiramente.

Merengue:

Bata as calaras até que espumem. Em seguida, adicione o açúcar e bata até que tudo fique firme, atingindo o ponto conhecido como pico. Posteriormente, acrescente o creme de leite e mexa com delicadeza.

Montagem:

No fundo do refratário, coloque todo o biscoito. Faça uma camada com o creme de laranja e uma com o creme de chocolate. Por fim, finalize com o merengue.

Via:gnt.globo.com