Donas de casa também podem receber aposentadoria: entenda

Muitas mulheres em todo o país lavam, passam, cozinham e cuidam dos filhos. As donas de casa podem até não ter a carteira de trabalho assinada, mas trabalham muito a vida toda.

E por conta disso, elas têm sim, direito à aposentadoria do INSS, mesmo que elas tenham passado a maior parte do tempo sem contribuir. Neste momento que está sendo muito discutido e abordado o tema da Reforma da Previdência, muitas pessoas pensam que não dá mais tempo de conseguir este benefício.

Porém, é possível, em qualquer idade, começar a fazer isso. Segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto dos Estudos Previdenciários), as donas de casa que querem se aposentar, precisam começar a contribuir como seguradoras facultativas.

Essa contribuição mensal pode começar a qualquer momento. No entanto, a principal exigência é que os pagamentos sejam feitos pelo menos no mínimo 15 anos. E quem nunca contribuiu, deverá se cadastrar no INSS, afirma o especialista.

A filiação pode ser feita tanto pelo telefone 135, quanto pelo site. Neste cadastro, não é preciso apresentar documentos, apenas informar os dados pessoais para que assim, gere um número de inscrição. Após esta estampa estar concluída, é possível começar a recolher.